O conceito é simples e claro:
"Pense, fale e aja com coesão." Mas não é fácil de praticar, admito. Tanto é que temos uma carência de virtuosos no mundo muito maior do que a de comida para as bocas famintas. Nosso Congresso Nacional é o melhor exemplo. Aliás, ele vem dando "bons" exemplos desde que surgiu, pouco mais de 2 séculos.
Paremos para pensar... se alguém se diz virtuoso já não o é porque o ato de aclamar sua virtuosidade aponta sua carência de humildade; esta sim, uma virtude de primeira linha.
Mas talvez a vida seja assim mesmo... uma contradição! O ser humano é contraditório porque, talvez, a vida que o alimenta também o é. Analisemos... as vezes é melhor ser severo, as vezes nao! As vezes é melhor ser seguro, as vezes não! As vezes é melhor ser carinhoso, as vezes não! As vezes é melhor falar, as vezes não! As vezes é melhor cantar, as vezes não! As vezes é melhor ser prestativo, as vezes não! As vezes é melhor tomar iniciativa, as vezes não! As vezes é melhor dar sua opinião, as vezes não! É tudo uma questão de adequação.
Quanto contradição, não!? Pois é, a vida é assim... uma eterna contradição (adequação). Por isso, duvide de quem nunca muda de opinião... pois trata-se de um jegue, um terrorista ou um alienígena! ;)
Boa semana a todos! =)
RQ