quinta-feira, novembro 13, 2008

A verdadeira origem da crise financeira mundial

A inadimplência dos mutuários que não conseguiram pagar as dívidas do subprime americano é apontada por especialistas e, consequentemente pela mídia geral, como sendo a principal causa da crise financeira mundial.

E foi mesmo. Mas, aqui cabe uma reflexão mais profunda...

Porque esses mutuários não conseguiram quitar suas dívidas? Porque eles não conseguiram gerar riqueza suficiente para honrar seus compromissos hipotecários?

A verdadeira origem da crise financeira mundial não é a falta de recursos dos mutuários, apenas!

Explicando melhor...

Outros motivos poderiam ter levado os mutuários a não honrar suas dívidas, como por exemplo, preferir investir seu capital em opções de mercado mais rentáveis, etc. Mas a questão central nem é esta!

Independente de qual motivo levou os mutuários a não quitarem suas hipotecas, a verdade é que a maior "crise" que desencadeou a atual crise financeira mundial é a "crise de valores" que podemos observar nos períodos de bolha e que, neste caso, levaram mutuários e banqueiros a tomarem decisões tão arriscadas, ignorantes, especulativas e egoístas! Poderíamos também chamá-la de "crise de sabedoria" ou "crise espiritual"!

As decisões dessas pessoas só serviram para empobrecer mais o mundo e a elas próprias, claro! (Será!?) Riquezas inteiras desapareceram para tapar o buraco dessa crise. O mundo todo saiu perdendo! O mundo crescerá menos, menos ajuda será dada a países pobres e menos problemas sociais serão resolvidos, só para citar alguns.

Então, porque não ir mais fundo e tratar a verdadeira origem dessa crise capitalista!? Porque os dólares dos BCs têm limite também...

As palavras de Sócrates nunca foram tão válidas como neste momento...

"Conhece a ti mesmo!"

Boa semana! (se a crise deixar, claro!)

RQ.